fbpx

O mundo mudou, o mundo evoluiu, e o jeito de pensar negócios também.

Antes o mundo era estável e as mudanças eram graduais. Hoje as coisas não funcionam mais assim. Vivemos na era da comunicação. Redes sociais, conectividade, tudo isso mudou a forma como as pessoas se relacionam e como o mundo funciona. Estamos na era da revolução digital.

E isso impacta enormemente os negócios. Hoje os negócios precisam ter uma capacidade de resposta ao que está acontecendo mais rápida do que antes.

Mas olha só: não é só uma questão de precisar. É também uma oportunidade.

Esse novo mundo trouxe uma oportunidade de fazer as coisas de uma forma melhor do que elas eram feitas antes.

Mais rápido. Com menos riscos. Com menos despesas. Reduzindo as incertezas. Que empreendedor não quer isso?

Essa forma diferente de fazer negócios começou a ser pensada no mundo das manufaturas, na Toyota. A forma como a Toyota estava fazendo as coisas funcionou tão bem que adaptaram a metodologia para o mundo dos softwares. Na sequência, adaptaram sua essência para o universo das startups. Hoje essa metodologia é adotada por absolutamente todo mundo que está na ponta do mundo do empreendedorismo.

Estou falando da metodologia lean para criação de negócios enxutos.

A metodologia lean prega basicamente um uso racional dos recursos, sem desperdícios, de forma que só o que for realmente necessário seja empregado na realização de um projeto ou processo.

O objetivo é aumentar o valor de criação e eliminar aquilo que é desperdício

Pense só: você tem pouco tempo. Você tem pouco dinheiro. Você quer que seus recursos sejam empregados no que realmente vai dar resultados.

A ideia aqui é essa: que seu tempo e seu dinheiro sejam empregados naquilo que realmente vai fazer diferença para seu negócio e para seu cliente.

O objetivo é minimizar o ciclo de desenvolvimento do produto de sua empresa, incentivando a experimentação de diversas ideias de forma rápida até que se alcance a melhor possível. Assim você chega na melhor ideia, com mais potencial de venda e resultado da forma mais rápida e mais barata possível.

Alguns itens importantes se você quer aplicar a metodologia lean no seu negócio:

1 – Plano de Negócios:

É fundamental ter uma visão do todo do seu negócio, mas o modelo tradicional de plano de negócios é problemático.

Geralmente:

* o plano não sobrevive ao primeiro contato com o consumidor

* as projeções financeiras não se confirmam

* e os planos são elaborados de forma muito rígida, e não são compatíveis com a necessidade de adaptabilidade do negócio ao mercado

Então simplifique seu plano de negócios e saiba que, no início, é tudo teste. Falamos mais sobre isso aqui e aqui.

 

2 – Produto Mínimo Viável (MVP):

Um produto mínimo, mínimo mesmo, pra você colocar no mercado, pra você desenvolver o seu produto final junto com o seu cliente.

Pensa só: tradicionalmente, as pessoas gastam tempo e energia pra caramba desenvolvendo produtos “finais”, e quando colocam no mercado, veem que não era aquilo que o cliente queria. Pro cliente, nem faz tanta diferença aquele detalhe que você pensou com tanto carinho, mas ele queria muito outra coisa em que você nem pensou.

Então o ideal é que, inicialmente, você faça a versão mais básica possível do seu produto. Coloque essa versão básica no mercado, avise que é uma versão inicial e interaja com os clientes: o que falta? O que está legal? O que podia ter a mais?

Assim, quando você colocar energia para desenvolver as características adicionais do seu produto, você terá certeza que estará desenvolvendo algo que realmente gera valor para seu cliente.

Um material muito bacana se você quer se aprofundar no tema da metodologia lean é o Manifesto Ágil. O manifesto é voltado para o mundo dos softwares, mas você pode aplicar os princípios por traz dele para qualquer negócio. Se você gostou do tema e quer saber mais, vale conferir. 😉

Como criar negócios enxutos, ou Colocando seu tempo e seu dinheiro naquilo que realmente vai fazer diferença para seu negócio e para seu cliente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.