fbpx

TEMPO!

Se você é mãe e empreendedora tenho CERTEZA que isso é um problemão pra você. Não é?

Isso é uma das maiores dúvidas que a gente recebe por aqui: como conciliar as rotinas? Mas dá, e se a gente se organizar direitinho, a mágica acontece.

Eu preparei 20 dicas pra te ajudar com isso. Vamos lá?

As 5 primeiras são as mais básicas. São pra você organizar os fundamentos da sua vida pra a gente poder começar a falar de gestão de tempo e produtividade:

1) Separe tempo para trabalhar. Chega de misturar tudo. Sem tempo dedicado seu negócio não vai evoluir. Arrume ajuda, é um trabalho como qualquer outro, mais flexível, você é a sua chefe, mas se fosse um emprego vc ia ter que dar um jeito, com o seu negócio é a mesma coisa. Que sejam 2, 3h por dia.

2) Organize sua rotina doméstica. Para ser produtiva no trabalho, sua rotina doméstica deve estar organizada. Assim você chega menos cansada pra trabalhar e sobra mais tempo. Separe tempo pra fazer compras, faça listas, divida tarefas, cozinhe no fim de semana e congele, veja o que pega, o que é difícil aí na sua rotina doméstica e organize isso.

3) Organize sua casa. Pode parecer que não tem nada a ver, mas a organização da nossa vida começa pelo nosso ambiente. Faça uma limpa nos seus armários, jogue fora o que não faz mais sentido, e se prepare pra começar uma nova fase.

4) Organize seu ambiente de trabalho. Todos os dias quando acabar de trabalhar deixe seu ambiente de trabalho organizado e pronto pra trabalhar no dia seguinte. E mesmo que vc não tenha um escritório físico (eu não tenho por exemplo!) Estou falando também dos seus e-mails, seu software de gerenciamento de tarefas (mais pra frente falo mais disso), sua agenda, sua pasta, sua área de trabalho no computador, suas pastas de arquivos.

5) Defina seus objetivos. Você tem clareza de verdade do que vc quer com o seu negócio e com a sua vida, de onde vc quer chegar? Já parou pra pensar nisso? Para QUE você quer ser mais produtiva? Pra ter mais dinheiro, causar impacto no mundo, poder ficar mais tempo com seu filho.. o que? A forma como vc vai se organizar, a definição das suas metas, vai depender totalmente disso. Então pense neles!

Com isso feito estaremos com a base montada, pronta pra começar a falar de produtividade em si.

Agora vamos partir pra o Be-a-bá da produtividade no seu trabalho:

6) Defina suas metas de médio prazo. Agora que vc já definiu seus objetivos (essa foi a dica # 5), vc tem condições de definir suas metas. O que vc quer atingir? Quais são seus objetivos para 3 meses, 6 meses e um ano? Comece definindo isso – esse será seu ponto de partida para tudo!

7) Separe suas metas em tarefas. Você definiu suas grandes metas, está na hora de transformar essas metas em tarefas. Qual é o caminho pra chegar lá? O passo a passo? Desenhe isso, e transforme esse passo a passo em pequenas tarefas.

8) Tenha metas semanais e diárias. Defina no início de cada semana e no início de cada dia quais são as tarefas que você irá concluir, e vá monitorando isso. Metas são ótimas formas de você se motivar e monitorar o seu progresso em direção aos seus objetivos.

9) Use um gerenciador de tarefas. Pra não se perder, né gente! Tire da cabeça e coloque no papel! Anote tudo isso, não importa onde! Pode ser uma agenda, um excel, ou um software, tem excelentes softwares gratuitos online. O que a gente usa aqui é o trello.

10) Esteja 100% presente. Esteja sempre 100% presente no que você fizer. Já está mais do que comprovado pela ciência que ser multitarefas é a pior forma de fazer as coisas. Você não conclui o que começou, não vê seus projetos avançarem e não faz as coisas bem feitas.

Se você seguiu nossas dicas até aqui, sua produtividade já deve ter melhorado drasticamente!

Vamos seguir com as dicas para seu dia a dia no trabalho se tornar ainda mais produtivo

11) Crie o clima. Não fique esperando a vontade de trabalhar, o clima perfeito. Crie o clima! Ponha uma roupa legal, se maquie, saia de casa, coloque uma música e bora ser produtiva!

12) Sempre comece pelo mais importante. Sempre comece seu dia pela atividade mais importante da sua lista de atividades. Assim, mesmo que aconteçam imprevistos, seu dia terá rendido. Se não começamos pelo mais importante, frequentemente as urgências tomam conta. Deixe para ver e-mails, responder mensagens, fazer a “faxina” depois de finalizar essa atividade.

13) Termine o que começar. Quando você começar uma tarefa, vá até o fim. Isso pode parecer óbvio, mas vamos falar sério: quem faz isso? Na prática a gente para pra ver facebook, começa outra coisa, tem uma ideia, vai lá e já começa a fazer, responde um email…. NÃO! TÁ ERRADO! Pra conseguir fazer isso, você pode usar a técnica Pomodoro. Rapidinho: essa técnica consiste em dividir seu trabalho em períodos de 25 minutos (um “pomodoro”) e fazer pausas cronometradas de acordo com seu avanço após esse período. Você para 5 minutos se acabou poucas tarefas, e se acabou mais de 4 tarefas, você pausa de 15 a 30 minutos. E durante o pomodoro – SEM DISTRAÇÕES! Foco na tarefa!

14) Lide com seus ladrões de tempo. E com isso, entramos nesse assunto tão espinhoso. Siimmm, eu sei que você é sugada pelos ladrões de tempo, quem não somos? Instagram, facebook, whatsapp, televisão, é deles que estou falando. Reflita: como eles têm afetado sua vida? Você poderia lidar com eles de alguma outra forma? Como? Não precisa nunca mais acessar redes sociais, mas não dá estabelecer horários, por exemplo?

15) Gerencie melhor suas urgências. Você passa o tempo todo apagando incêndios? Crises, pendências.. será que não dava mesmo pra prever que isso ia acontecer? Se programar melhor? Será que vc mesma tinha que resolver isso, não dá pra pedir ajuda? Às vezes tem urgências que realmente acontecem, mas quando tem muita urgência acontecendo, provavelmente tem alguma outra coisa aí.

As dicas 1 a 5 foram o básico, o mínimo pra ter uma vida organizada, a base da produtividade.

Com as dicas 6 a 15, demos a base COMPLETA para você ser muito produtiva no seu trabalho e na sua vida.

Agora com as dicas 16 a 20 vou ajudar vc a levar a sua produtividade pra outro nível:

16) Agrupe atividades SEMPRE (no dia, mês e ano). Tem que responder e-mails? Separe uma ou duas horas por dia pra fazer isso. Produzir conteúdo? Separe alguns momentos do seu ano pra resolver isso. Relacionamento com cliente (responder dúvidas, resolver pepinos, o que for). Faça isso em um só momento do dia. Tem como separar só um ou dois dias por semana pra uma dessas atividades? Faça isso! Por aqui a gente tem dois dias na semana que a gente responde todas as dúvidas de alunas, nos outros dias a gente nem entra no email e na plataforma. Então agrupe as suas atividades e veja o que vc realmente tem que fazer todos os dias, toda semana, toda vez, trimestre, semestre e ano e se organize pra concentrar essa atividade nesse período! Assim você não fica fazendo post de blog toda hora – vc faz uma vez por trimestre, por exemplo, e o resto do tempo pode estar focada em desenvolver seu negócio.

17) Elimine/ Automatize/Delegue. sempre nessa ordem. TODAS as atividades do seu negócio, se pergunte: dá pra eliminar? Se não, dá pra automatizar? (por exemplo, escrever uma resposta pra esse email que eu recebo sempre, que eu só vou copiar e colar da próxima vez, e mudar o nome da pessoa e um ou outro detalhe) Se não, tem como delegar?

18) Lições aprendidas. Você não vai ser sempre produtiva. Você vai errar, vai ter dias que vai fazer coisas muito legais e outros que vão ser mais difíceis. Aprenda com os dias bons e também com os ruins. Por que os dias ruins foram ruins? Como lidar melhor com eles? Como otimizar e aproveitar melhor os seus dias bons? Você consegue se antecipar a eles? Aprenda com seus erros e acertos para melhorar sempre.

19) Descanse. Pra ser produtiva, vc precisa estar descansada. Eu sei que é quase cruel falar isso pra uma mãe, mas vc precisa se cuidar e se priorizar. Durma mais cedo, faça pausas durante seu dia, não trabalhe aos finais de semana, tire férias. Se cuide pra estar bem pro seu negócio, pro seu filho e pra você.

20) Mudança de hábitos. A gente não muda de hábitos do dia pra a noite. Seja gentil com você mesma. Tudo isso que a gente tá falando nessa série são mudanças progressivas que estamos propondo que vc implemente na sua vida. Mais importante do que a intensidade da mudança é a constância. Um pouco, devagar, mas sempre. Estudos indicam que um prazo de mudança de hábitos é 21 dias, eu sugiro que você se proponha a implementar mudanças por um mês. Se sacrifique por um mês, e depois acredite: vai ficar mais fácil.

Era isso, espero que vc tenha gostado das dicas!

Não esquece de me contar se vc gostou, se conseguiu colocar em prática e se funcionaram pra vc!

Beijão!

20 dicas de gestão de tempo e produtividade para mães empreendedoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.