fbpx
negócios

Tantos empreendedores não prosperam por causa dessa confusão! Eles acham que para ter sucesso, basta entender DO negócio… mas nã nã ni nã não! Pra ter sucesso, é necessário entender DE negócios!!

Claro que para abrir um negócio você precisa entender DO negócio. Você precisa saber fazer design para abrir uma agência, precisa entender de comida para abrir um restaurante (ou pelo menos de como funciona O negócio restaurante), precisa entender de moda e vestuário para abrir uma loja de roupas, precisa entender do tema que você quer ensinar para fazer um infoproduto.

E olha.. algumas pessoas já falham nisso!

Abrem um negócio por achar que é legal, mas sem entender nada dele. Sem entender sequer DO negócio que vão abrir! Isso acontece muito com franquias, por exemplo.

Então a primeira dica é: antes de abrir qualquer negócio, entenda muito bem DO negócio. DAQUELE TIPO de negócio. Entenda o que é importante saber para abrir um restaurante. Entenda como funciona o calendário da moda e como comprar roupas antes de abrir uma loja de roupas. Saiba como fazer um evento bem feito antes de abrir um negócio de eventos.

Maaaaaaas….. isso não basta para seu negócio fazer sucesso. É um primeiro passo, e muito importante.

Mas além de entender DO negócio, é fundamental você entender DE negócios!

Ou seja, como fazer marketing, vendas, controlar e gerenciar seu estoque, seu fluxo de caixa, gestão de pessoas… É fundamental que tudo isso seja muito bem feito para que seu negócio dê certo!

Então não basta saber tudo de bolos se você não sabe vender (de verdade) seus bolos, fazer gestão dos seus insumos, controlar seu caixa e divulgar sua marca.

Isso é entender DE negócio.

Então pra fazer seu negócio decolar, abra um negócio do qual você entenda, e aprenda DE negócios!

Quer ter sucesso? Entenda DE negócios!

2 ideias sobre “Quer ter sucesso? Entenda DE negócios!

  • 24/10/2018 em 07:43
    Permalink

    Ola Ana bom dia …
    Vou te contar um pouco da minha historia senta que la vem historia kkk
    Bom meu nome é Shirley Tenho 35 sou casada tenhos 2 filhos e gostaria de abrir um negocio na minha area mas nao sei nem por onde começar. Sou Tecnica em Segurança do trabalho. A cerca de 2 anos sai de uma empresa e todo dinheiro que peguei qdo sai da empresa depois de 6 anos trabalhos fui na ideia de uma pessoa em abrir uma pizzaria . Isso eu e meu marido queriamos muitos ha uns 10 anos atras mas a pessoa foi tao convincente que nao tinha como esse negocio dar errado . Final da historia perde dinheiro a amiga e meu negocio esta fechado com tudo dentro eu nao tenho dinheiro nem pra comprar mercadoria pra retomar. Agora tenho um bebe de 5 meses e nao consigo voltar ao mercado de trabalho ele é muito apegado a mim meu marido faz bicos e asdim vamos vivendo . Mas gostaria de uma ajuda pois nao sei o que fazer. Desculpe tomar seu tempo. E tenha um lindo dia. Muito obrigada por me ouvir.

  • 25/10/2018 em 16:42
    Permalink

    Oi, Shirley! Puxa, sinto muito que sua primeira iniciativa no empreendedorismo não tenha dado certo. Sei como isso é frustrante, de verdade! É justamente por isso que acredito de verdade que o primeiro passo pra qualquer pessoa que quer começar um negócio deve ser se capacitar. As pessoas costumam negligenciar isso e achar que vão conseguir sozinhas, mas gerenciar um negócio é muito mais complexo do que parece. Agora, antes de continuar sua jornada empreendedora, não cometa o mesmo erro e se capacite, combinado? Aprenda sobre vendas, sobre marketing, sobre finanças pra virar esse jogo.
    O que posso dizer pra você é: fique tranquila. Você está com saúde, você está bem, seu bebê está bem, e isso que mais importa. O resto você vai resolver e tenho certeza que você vai dar a volta por cima. Praticamente 100% das histórias de empreendedorismo de sucesso começam com um ou mais negócios quebrados, sabia?
    Vamos falar sobre as possíveis saídas pra você.
    1 – você quer retomar esse negócio ou você quer começar algo totalmente diferente?
    2 – se você quer retomar, pense: o que você faria diferente pra o negócio dar certo dessa vez? Em primeiro lugar, você tem que entender o que deu errado, certo? Algumas perguntas pra ajudar você a refletir: Qual é o diferencial da sua pizzaria em relação às concorrentes? Como você mostra isso pro cliente? Como você atraia seus clientes? Você fazia eventos, delivery, parcerias com empresas próximas pra dar descontos pros funcionários? Estou apenas jogando ideias aqui sem estruturar, pois não conheço a realidade do seu negócio, ok?
    3 – se você não quer voltar pra esse negócio, antes de pensar em recomeçar um novo negócio, que tal encerrar o negócio que você tem? Assim quem sabe você se capitaliza pra começar outro negócio com algum capital. Você já tentou vender o negócio? Você pode vender a pizzaria com tudo dentro. Tem pessoas especializadas em vender negócios inteiros, dá uma olhada nisso! Você já colocou os equipamentos do negócio à venda? Hoje em dia isso está super fácil, com Mercado Livre, OLX, etc.
    Espero ter ajudado um pouco.
    Boa sorte nos seus próximos passos e vai nos contando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.