fbpx

Essa é uma das maiores dúvidas de quem está começando um negócio: quanto devo cobrar pelo meu produto ou serviço?

Olha só: seu produto ou serviço deve necessariamente estar em uma faixa de preço, e nunca* (um grande asterisco aqui) poderá ficar abaixo do valor mínimo dessa faixa.

Pra descobrir o valor mínimo, calcule o custo pra produzir seu produto.

Lembre-se dos custos diretos (matéria prima), custos variáveis (ou seja, impostos, comissões que você paga para vendedores) e também do que você usou da sua estrutura fixa (você usou água, luz, gás? Considere quanto disso foi usado na produção do seu produto!).

Se seu negócio é um serviço, pense no seu custo em termos de horas gastas – qual é o valor da sua hora? Se você não tem ideia do valor da sua hora, busque referências no mercado. Quanto custa a hora de um advogado? E de uma médica? E de uma professora de música? E de uma pedagoga? Nutricionista? Manicure? Assim você terá referências para poder saber o valor da hora do seu serviço.

Seu preço mínimo deve ser seu custo. Se você vender abaixo do seu custo, você terá prejuízo.

E o valor máximo? A resposta para isso deve vir do mercado.

E aqui a resposta virá pelo posicionamento do seu produto.

Por exemplo, pelo mesmo produto, celular, podemos ter dois preços muito diferentes, dependendo se for um iPhone ou um Motorola, não é? Uma pizza, uma blusa.. por que as pessoas estão mais dispostas a pagar preços diferentes por produtos aparentemente tão similares?

Descubra essa resposta no seu mercado. Quanto mais você conseguir entender o que tem valor pro cliente e mostrar que seu negócio tem isso, mais você poderá cobrar pelo seu produto.

Mas somente o mercado (e muita tentativa e erro) dará essa resposta para você.

Mas qual vai ser meu preço afinal?

Teste. O que acontece se você coloca um valor próximo ao que cobram seus concorrentes que cobram muito? Você vende? Se não vender, reduza seu preço.

E aí, melhoraram as vendas? Se você estiver próxima do preço mínimo e suas vendas não estiverem respondendo, talvez seu problema não seja preço. Será que você está trabalhando bem seu marketing? Você está sabendo vender?

Dá uma olhadinha aqui pelo blog, temos alguns conteúdos bacanas sobre vendas por aqui, e também lá na nossa página do Instagram. Já nos segue por lá?

Me conta se consegui esclarecer suas dúvidas sobre preço e qualquer coisa me escreve que te ajudo! 😉

 

Preço: quanto cobrar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.