fbpx

“Nenhum plano sobrevive ao campo de batalha.”

Essa frase é do general alemão Helmuth von Moltke, e pode muito bem ser aplicada no mundo dos negócios.

Claro que a gente tem que planejar. Mas a gente tem que saber que, quando o negócio começar, quando entrar em contato com a realidade de mercado, com o cliente, as coisas vão ser sim diferentes do que a gente imaginou.

E é por isso que, aqui na ME, a gente não acredita no formato clássico de plano de negócios, que era aquele que se fazia nos anos 80, 90. Porque, na pratica, quando a gente tira o plano do papel, as coisas são muito diferentes do que a gente imaginava. E todo o trabalho que a gente teve foi pura perda de tempo.

Vou repetir: PERDA DE TEMPO.

E pode até mesmo prejudicar você. Porque muita gente se apega aos planos iniciais e perde a flexibilidade, tão importante para o empreendedor no mundo de hoje. E em vez de se adaptar ao que está acontecendo, em vez de observar o que o mercado está mostrando e reagir a isso, o empreendedor se apega ao seu plano inicial e acaba se dando mal.

Existem formas muito mais eficientes e atuais de pensar negócios hoje em dia, que vão dar a segurança que você precisa sem amarrar, sem tirar a sua flexibilidade e sabendo que você sofrerá percalços pelo caminho, prevendo esses percalços e ajudando você a passar por eles.

Melhor assim ne?

Então se você tem medo que seu negócio não dê certo, pode ficar tranquila que tem muitas formas contemporânea de planejar negócios com pouco investimento e com pouco risco.

Falamos mais sobre isso nesses artigos aqui:

Como criar negócios enxutos

O que o seu cliente quer?

É mesmo necessário tanto dinheiro assim pra começar um negócio?

Protótipo: o que é e por que pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio

Como testar uma ideia de negócio

Será que vai dar certo? Comece pequeno e escale!

Plano de negócios – o que é realmente importante?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.