fbpx
lente pelas quais vemos o mundo

Todos temos, sem exceção!

E quando a gente fala de crenças, não estamos falando de religião, nada disso… mas sim de coisas em que acreditamos.

As nossas crenças são as lentes pelas quais enxergamos o mundo. E elas podem nos fortalecer ou nos limitar. Todos temos crenças que nos fortalecem e crenças que nos limitam.

Essas crenças surgem lá na nossa infância, a partir das nossas vivências e experiências. O que acontece na nossa vida (principalmente se acontece repetidamente) gera uma compreensão de mundo. Por exemplo: se o papai bate na mamãe, passo a acreditar que os homens são maus. Ou algo bem mais simples: se papai e mamãe são concursados e falam sempre que o melhor caminho é fazer concurso público, passo a acreditar nisso e a pensar que empreender é algo muuuuito arriscado.

Às vezes essas crenças se modificam com novas vivências, à medida em que a gente cresce. Mas às vezes não. E todos nós temos algumas crenças que não se modificaram, e que nos limitam.

E o pior é que não conseguimos enxergar que aquilo é somente uma crença. É a forma como entendemos o mundo! Acreditamos que é A VERDADE.

E como identificar as suas crenças limitantes?

A área da sua vida que está mais travada com certeza é a área em que você mais tem crenças limitantes.

Você não consegue avançar no trabalho, ganhar dinheiro, relacionamento? Um primeiro passo pra mudar isso é: pare pra pensar quais são suas verdades em relação a essa área! Pensamentos automáticos, entende?

Por exemplo: ganhar dinheiro é difícil, só ganha dinheiro quem trabalha muito, me sustentar tendo um filho só se eu deixar ele largado o dia todo, homem não presta, sou desvalorizada porque sou mulher…

O que acontece é o ciclo das crenças: pensamentos automáticos geram emoções, que geram comportamentos, que geram resultados que…. reforçam as crenças!

Então por exemplo: pensamento automático “homem não presta” –> emoção desconfiança em relação aos homens –> comportamento não se abrir em um novo relacionamento –> resultado relacionamento não dá certo porque fica distante –> reforço da crença “homem não presta”!

Percebe como funciona? TODAS temos alguma crença como essa! 

Se o pensamento automático gera uma emoção ruim, pode apostar que esse pensamento é uma crença limitante, e que essa crença está impactando alguma área da sua vida.

Quais são suas crenças limitantes? O que está impedindo você de avançar? Conta pra a gente!

Crenças limitantes? Temos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.