fbpx

O que mais ouço das mães que querem empreender é: EU AINDA NÃO ME SINTO PREPARADA PRA ABRIR UM NEGÓCIO.

Essa insegurança é totalmente natural. O que não pode acontecer é ela se tornar algo que te paralisa! Falo por experiência, pois eu caí totalmente de paraquedas nesse mundo de empreendedorismo… se tinha alguém que não se sentia preparada pra tudo aquilo, esse alguém era eu!

Conteúdo técnico X Experiência

Em 2011, quando me juntei a outros dois sócios para começar uma consultoria com foco em gestão, confesso a vocês que eu só tinha conteúdo técnico. Era graduada, pós-graduada, já tinha feito cursos complementares, enfim. Apostilas, teses, artigos e livros, isso não me faltava. Mas parecia que, quanto mais eu estudava, menos confiante eu ficava. Parece contraditório, mas não é!

O que faz você se sentir segura para abrir um negócio?

A partir do momento em que eu comecei a “meter as caras”, comecei a dar treinamentos, comecei a fazer reunião com cliente sozinha, comecei a colocar a mão na massa, a segurança que eu precisava começou a surgir. Claro que todo o conteúdo que eu tinha, toda a bagagem teórica, foram vitais, mas nada, nada, nada mesmo, substitui a prática!

É na prática que a gente vê o que precisa melhorar. É na prática que a gente vai juntando todas as pontas do conhecimento adquirido. E é na prática que a gente percebe nossa capacidade de execução.

“Vai lá e faz” deve ser o mantra!

Você consegue perceber que o tal “estar preparada” é uma questão de postura em relação aos desafios, e não exatamente algo palpável? Confia em mim, nós nunca nos sentimos completamente preparadas. Mas a prática vai nos deixando cada vez melhores, cada vez mais plenas em termos de técnica + prática e segurança.

Tem exemplo melhor pra isso do que a maternidade? Não conheço nenhuma mulher (deve ter alguma por aí, mas EU não conheço) que tenha dito, ao engravidar, que ela se sentia completamente preparada para a maternidade. Pelo contrário, a maternidade vem com uma série de medos, dúvidas, inseguranças… mas as mães encaram e passam por isso com medo mesmo, dispostas a superar cada desafio na criação dessa criança. As mães são o exemplo concreto do mantra da Mamãe Empreendedora: VAI LÁ E FAZ!

Coragem eu sei que você tem

Não tô aqui pra me vangloriar sobre as minhas conquistas, sobre o que eu já fiz na vida e tal. O que quero aqui é abrir um canal entre a gente. Um canal de comunicação onde eu possa contribuir de alguma maneira com alguém que está hoje no mesmo lugar que eu estava há alguns anos. Eu estou dizendo ALGUNS e não MILHARES de anos, eu só tenho um pouquinho mais de experiência do que você.

E essa trajetória foi muito solitária no começo. Eu não tinha com quem conversar, pra quem pedir ajuda, e quase ninguém entendia onde eu queria chegar e como eu chegaria lá.

Eu descobri que a melhor forma de aprender é fazendo. Quando você começar, você vai descobrir que muito do que você precisa, você já sabe. E o que você não souber, você aprende, ou vai atrás de quem já sabe pra te ajudar.

Então eu te digo: sim, minha amiga, VOCÊ ESTÁ PREPARADA PRA EMPREENDER! Ser mãe é um ato de coragem, então coragem eu sei que você tem. Empreender é a mesma coisa.

E depois de começar, sua atitude é tudo. Não encare seus erros como falhas: não existe acerto e erro, o que existe é aprendizado. Algumas coisas vão dar super certo, e com as outras, você aprendeu o que não fazer, e como fazer melhor.

VAI LÁ E FAZ, e se tá com medo, vai com medo mesmo!

E você, qual é o seu medo? O que paralisa você? Se você já começou, como venceu esse medo inicial? Comenta aqui embaixo ou escreve pra a gente contando!

Você está preparada pra abrir um negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.