fbpx
Quanto dinheiro é necessário pra abrir um negócio?

Uma das coisas que mais eu mais escuto é: quero muito começar, mas não tenho dinheiro pra abrir um negócio.

E eu entendo esse pensamento. De verdade. Por muito tempo, realmente foi necessário muito dinheiro pra começar um negócio, e muita gente ainda está sintonizada nesse mindset.

Acontece que as coisas mudaram. O mundo mudou. O mundo nos anos 2010-2020 não é mais o mesmo mundo dos anos 70, 80, 90, em que realmente era necessário muito dinheiro pra abrir um negócio.

E sabe o que aconteceu nesses anos que provocou essa mudança?

A revolução nas comunicações.

Mas o que a revolução nas comunicações tem a ver com isso, Ana?

Tem tudo a ver.

Porque se nos anos 70, 80, 90, pra começar um negócio era necessário uma enorme infraestrutura.. hoje você só precisa do seu celular e de acesso à internet.

E isso muda tudo.

Pensa só: realmente, antes se você queria, por exemplo, dar aulas, ter uma escola, você precisava no mínimo alugar uma sala, divulgar isso de alguma forma, criar parcerias, e só aí já ia um investimento de aluguel, marketing, materiais, além do tempo e energia.

E, claro, sem saber se sua escola ia ou não dar certo, precisando ter um capital de giro inicial pra sua escola se manter até ela começar a dar retorno, pagar professores, etc.

Isso tudo é investimento.

É risco.

E as pessoas ficaram com essa ideia: olha só, pra ter um negócio tão simples como uma escola, vai um dinheirão, um esforço, precisa manjar muito de negócios, se arriscar, se estressar e ainda pode dar errado.

Eu também teria medo, ficaria com um pé atrás e não sei se iria me aventurar a empreender nesse cenário. De verdade.

Quer saber como é hoje? A gente aqui, por exemplo, tem uma escola, percebeu? Uma escola de empreendedorismo e negócios para mães! E como foi nosso início?

Nós pegamos nosso celular, acessamos a internet e criamos um Instagram.

E aí começamos a postar conteúdo.

Qual é o investimento envolvido nisso? Qual é o risco?

Tudo muito bom, tudo muito bem, começaram a gostar do nosso insta, vamos criar um curso? Vamos.

Criamos o desenho das aulas, gravamos o primeiro módulo, com nosso computador, com softwares gratuitos, e colocamos à venda.

Se não vendesse, não teríamos investido absolutamente nada. Risco zero. O único investimento era do nosso tempo.

Mas vendeu. Deu certo. E daí fomos lá e gravamos o restante dos módulos – que já estavam desenhados, é claro.

Mas algumas coisas não mudaram.

Porque claro que pra fazer um negócio dar certo não basta criar uma página no Instagram e torcer pra dar certo.

Tem que entender de negócios.

NÃO precisa investir, pelo menos não tanto assim. NÃO precisa ser arriscado. Mas se você quer que dê certo, você precisa saber como fazer dar certo.

Vou fazer uma comparação aqui pra ver se fica mais claro.

Quem acampa sabe que é necessário seguir algumas regras básicas pra se dar bem acampando. Achar uma clareira perto de uma corrente de água, protegida do vento e de animais, com a orientação solar correta, em um local protegido em caso de chuva, etc.

Mas já reparou como era diferente acampar nos anos 80/90 de acampar hoje?

Nos anos 80/90 era muito difícil montar uma barraca de acampamento. Eram umas barracas extremamente pesadas, cheias de ferros pra lá e pra cá que tinha que enfiar sei lá como dentro da barraca – se você perdesse o manual você estava perdida, até porque naquela época não tinha google pra salvar, rs.

Hoje em dia, são barracas extremamente compactas, que você tira da bolsa e desdobra e ela praticamente se monta sozinha.

Mas as regras básicas para acampar não mudaram. Se você for em uma loja, comprar uma barraca e for acampar sem se informar sobre elas.. você pode se dar muito mal.

Com o seu negócio, é a mesma coisa.

Os “equipamentos” estão bem mais leves hoje em dia. Empreender está mais barato. Menos arriscado. Muito mais simples.

Mas isso não significa que está mais fácil. Você precisa se capacitar pra descobrir como fazer esse seu negócio dar certo.

Então esse é o investimento que você precisa fazer no seu negócio: investimento em capacitação.

Se capacite antes de começar seu negócio, e desencane da ideia de que precisa de muito dinheiro pra começar, e do medo de que o negócio não vai dar certo.

Isso fazia sentido lá na época das barracas de ferro. Hoje em dia, você pode fazer as coisas de uma forma muito mais leve, barata e com bem menos risco 😉

Quanto dinheiro é necessário pra abrir um negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.