fbpx

Qual negócio abrir? Essa é também a sua dúvida?

Talvez você já tenha uma ideia, mas ainda esteja pensando se sua ideia é boa ou não.

Hoje vou dar uma dica pra ajudar você com essa decisão.

A maioria das pessoas, quando está pensando em abrir um negócio, pensa em negócios…. COMUNS. Negócios que já tem aos montes por aí. Aos montes mesmo.

E veja bem, pode ser muito delicado falar isso. Porque a pessoa sempre vai pensar: ah, mas o meu vai ser diferente. Porque as minhas (coloque aqui o seu produto) serão muito diferentes porque terão (coloque aqui uma característica que na verdade não é tão diferente assim).

De verdade: será que o mundo precisa mesmo de mais uma pessoa fazendo isso? Vendendo isso?

Não estou aqui pra julgar ninguém, e a resposta talvez seja: SIM, PRECISA. Tudo depende da forma como você fizer as coisas. O problema é que a GRANDE maioria das pessoas não sai do lugar comum, e faz somente mais do mesmo. Vende mais do mesmo, um produto igual a todos os outros.

Então agora vou ajudar você a encontrar uma forma de, sim, ter esse negócio que você quer ter. Mas de um jeito que faça sentido. Em que você esteja de fato acrescentando algo pro mundo.

Porque uma coisa é certa – ou pelo menos é MUITO provável. Se tem TANTOS assim desses negócios iguais uns aos outros, é porque a demanda está aí. Ela existe. Existem pessoas dispostas a pagar por esse produto.

E pronto. Isso é um ótimo ponto de partida.

Por outro lado, esses são mercados que, do lado da oferta, também já estão bastante saturados..

Sabe onde está o pulo do gato? Onde que você pode encontrar o resultado?

Onde está a falha de mercado? Onde está o ponto em que a demanda não é atendida?

Coloque um olhar inteligente sobre esse mercado. É isso que falta! Um olhar sistemático, um olhar analítico de verdade.

Olha por exemplo o caso da WonderSize. A Wondersize é um e-commerce de roupas plus size que nasceu com o objetivo de levar roupas descoladas, confortáveis, inovadoras mesmo para “Wonders” poderem ir à academia com conforto e auto-estima. É ou não é uma proposta diferente?

Elas encontraram um problema real em um mercado.

Esse problema nasceu de dentro – é ligado a um propósito, porque se conecta com a história das sócias.

E elas foram lá e criaram um negócio fora do lugar comum que está dando super certo!

Poderia ser mais uma loja de roupas. Poderia ser mais um e-commerce. Mas elas não abriram mais uma loja de roupa. Elas procuraram criar algo diferente, e conseguiram se destacar. Tanto que elas recentemente conseguiram investimento no Shark Tank Brasil.

Se você também quer tentar fugir do lugar comum e ir além na sua ideia de negócio, aqui vão 3 ideias de como você pode fazer isso:

1 – Inovar dentro do mercado:

Você pode fazer uma análise profunda do seu mercado. Foi isso que as meninas da WonderSize fizeram – elas inovaram tanto no mercado de roupa plus size (oferecendo roupas fit descoladas e confortáveis), quanto no mercado fit (oferecendo moda plus size bonita e confortável).

O que está sendo ofertado? O que tem por aí? O que está acessível para o público? De que forma, por quais meios isso está sendo ofertado?  O que o público está buscando que não tem disponível? O que tem no exterior que não tem por aqui? O que mais poderia ter que ainda não tem?

2 – Resolver problemas da oferta

Uma outra ideia é: o que você pode oferecer para as pessoas que fazem o produto que você está pensando em oferecer?

Será que você pode fazer o design do produto para elas? Fazer pesquisa? Fazer compra dos insumos, ou do próprio produto e revender? De tecidos ou aviamentos? Fazer cursos de como inovar no mercado? Oferecer serviço de logística ou marketing?

3 – Atender um novo subnicho

Será que você não consegue criar um novo subnicho dentro do nicho do produto? As meninas da WonderSize também fizeram isso. Elas atendem ao subnicho fit dentro do nicho moda plus size – e ao subnicho plus size dentro do nicho fit 😀

Pesquise seus concorrentes, pesquise referências no exterior, fale com o público, e saia do lugar comum. Pode acreditar que seu negócio tem muito mais chances de se destacar e ter resultados melhores 😉

Quer começar um negócio de sucesso? Fuja do lugar comum!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.